Dicas Para Vencer a Depressão

As pessoas deprimidas têm sintomas de humor, cognitivos, comportamentais, físicos e interpessoais, sendo um problema que gera muitas dificuldades ao viver uma vida normal.

Com isso em mente, damos a você uma série de indicações ou dicas úteis para melhorar seu estado em um processo depressivo. Embora o tom deste artigo possa parecer casual, todas as indicações dadas têm base científica, sendo a maioria aplicada na  prática clínica em pessoas com diferentes tipos de depressão, após um estudo, foi mostrado que as pessoas que aplicaram o método vencendo a depressao melhorou drasticamente os sintomas da depressão.

1. Faça um cronograma … e cumpra-o

As pessoas deprimidas geralmente têm uma atitude passiva em relação à vida. A depressão faz com que você perca seu entusiasmo e energia, perdendo sua motivação para fazer planos e fazer coisas. Também é comum pensar que, seja o que for que você faça, não haverá melhora em sua situação, o que facilita a inibição.

Uma maneira de combater essa atitude passiva é realizar e comprometer-se a cumprir um cronograma. Esse cronograma deve incorporar as diferentes atividades que serão realizadas ao longo do dia e da semana, forçando os deprimidos a distribuírem seu tempo de modo a evitar, tanto quanto possível, os pensamentos negativos que possam ter. Deve incorporar tanto obrigações diárias (ir ao trabalho, por exemplo) como hábitos diários (tempo para comer, dormir e hábitos de higiene), e é especialmente importante incorporar períodos de lazer e socialização de forma concreta (não vale a pena dizer desta vez para o lazer, mas você tem que planejar uma atividade específica, como ir ao cinema, por exemplo).

Fazer um cronograma é uma maneira de se forçar a planejar e agir, mas o cronograma que você faz deve ser realista, ou então você pode ficar frustrado e piorar seu humor.

2. Estabeleça metas

Muito ligado ao conselho anterior. Trata-se de imaginar um futuro ou uma situação que você deseja alcançar e que você acha que pode realizar.

Os objetivos que você definiu têm que ser realistas e alcançáveis ​​no curto prazo, o que envolverá um pequeno esforço, mas que não é tão difícil que você queira abandonar. Se a meta que você puder imaginar for complicada ou de longo prazo, compartilhe-a para dividi-la em pequenos objetivos alcançáveis ​​em prazos relativamente curtos. Não se trata de fazer uma corrida, porque você pode cair na estrada. É sobre dar um pequeno passo a cada vez.

3. Faça esportes

Na verdade, esse ditado popular contém mais sabedoria do que parece. Tem sido demonstrado que fazer esporte regularmente gera endorfinas endógenas, nos fazendo sentir melhor e diminuindo os efeitos da depressão.

Também fortalece o corpo e o sistema imunológico, ajuda a melhorar a auto-estima e permite que você descanse melhor. Os dados refletem que é até mesmo um fator de proteção para doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer, além da doença coronariana. Portanto, não hesite em correr, nadar ou ir ao ginásio, pois isso fará você se sentir melhor e será útil em muitos aspectos. As endorfinas aliviar a depressão.

4. Faça uma lista de tudo que dá errado

Escrever o que nos acontece ou acontece é uma boa maneira de fazer introspecção. Fazer uma lista das coisas que nos fazem sentir mal pode ser muito útil. Entretanto, fazer uma lista sem mais de tudo que dá errado é um processo que pode ajudar a localizar cognitivamente onde o problema ou a insatisfação é, mas não ajuda se um trabalho subseqüente for feito. Uma vez feito, escreva o que os pensamentos lhe provocam e tente imaginar possíveis interpretações diferentes das suas.

Isso ajuda a modificar gradualmente as crenças disfuncionais e pensamentos negativos, se conseguirmos integrar interpretações mais positivas e rejeitar as de maior negatividade.

Veja dicas para sair da depressão no vídeo abaixo:

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